14 de setembro de 2012

Torta de Liquidificador

Quase todo mundo tem uma receitinha de torta de liquidificador, né? Então eu vim aqui compartilhar a minha, que aprendi com a minha mãe, assim como várias outras pessoas, porque todo mundo que come, pede a receita pra ela depois hehehe.

O legal desse tipo de torta é poder fazer com o recheio que você mais gostar, ou fazer só com o que tiver na geladeira! É bem prática e deliciosa :D

Não se preocupe, a torta cresce legal! A minha ficou baixinha, pois eu prefiro assim, então fiz em uma forma grande!

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 xícara (chá) de óleo vegetal;
- 1 xícara (chá) de água;
- 4 ovos;
- 100 g de queijo parmesão ralado;
- 1 tablete de caldo de legumes;
- Orégano a gosto (opcional);
- 2 colheres (chá) de fermento em pó;
- 2 1/2 xícaras (chá) do recheio da sua preferência.

Preparo
1) Preaqueça o forno em 180 ºC;
2) Unte e enfarinhe uma forma ou refratário de tamanho médio a pequeno;
3) Em um liquidificador, bater os ovos, a água, o óleo, o queijo e os temperos;
4) Colocar no liquidificador os demais ingredientes da massa e bater bem. Caso necessário, adicione mais um pouco de água (cerca de 1/4 de xícara de chá) para ajudar a bater;
5) Despeje a massa na forma e, em seguida, o recheio escolhido;
6) Afunde o recheio utilizando os dedos;
7) Leve ao forno por cerca de 40 min.

Sugestão de recheio
Eu fiz meu recheio favorito pra mostrar pra vocês, mas é só uma sugestão ;)
- 1/2 cebola;
- 3 tomates italianos;
- 1/4 de xícara (chá) de azeitonas picadas (se quiser/tiver em casa, coloque mais! Eu coloquei o tanto que tinha aqui);
Eu caramelizei levemente a cebola (coloque para refogar e deixe um tempo mais longo, mexendo de vez em quando, até que fique douradinha) e esperei esfriar. Cortei, retirei as sementes e temperei o tomate, depois coloquei entre folhas de papel toalha e só então comecei a fazer as outras coisas da receita.

Dicas
- Para tornar a massa ainda mais saborosa, você pode, dentro da quantidade de 1 xícara de chá de óleo, colocar outros óleos também, como o de gergelim e o azeite de oliva, desde que em pequena quantidade;
- Se você utilizar o caldo de legumes e o parmesão não será necessário adicionar sal, mas se você nao quiser usar esses ingredientes, coloque cerca de 1 colher de chá de sal ou a gosto;
- Se desejar, você pode polvilhar o parmesão ralado por cima da massa antes de levá-la ao forno, o resultado fica ainda mais bonito e gostoso!
- Se no seu recheio houver tomate, corte-o antes de iniciar a receita, tempere com sal e deixe descansando entre camadas de papel toalha. Assim, o líquido que ele solta sairá antes e não prejudicará a cocção da massa;
- Eu não costumo cozinhar o recheio antes de adicionar à massa, mas se você desejar, pode fazê-lo e esperar esfriar antes de utilizar;
- Não esqueça de temperar o recheio antes de adicioná-lo à massa ;)

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário