15 de outubro de 2012

Baking Tips #1 - Medidas

Ao escrever os posts sobre bolos aqui no blog eu percebi que há várias dicas para que o seu bolo (torta, pão...) saia perfeito e que ficaria muito extenso colocar em todas as receitas, por isso resolvi fazer uma série de posts com todas as minhas dicas sobre massas assadas, pra que as suas também saiam perfeitas toda vez! Eu compartilho da opinião da Rita Lobo, que não existe essa história de "não ter mão", é só uma questão de paciência, organização, utilizar bons ingredientes e as técnicas corretas! Pode parecer complicado à primeira vista, mas basta fazer uma vez bem direitinho que você verá que não é tão complicado assim e, aliás, fica mais fácil a cada vez que você fizer bolo ou torta (ou o que você quiser!) :D
Eu mesma, há alguns anos atrás, não acertava UM bolo. Juro, conseguia errar até bolo de caixinha hehehehe mas, com muita organização, e boas receitas, fui aprendendo a fazer bolos, e hoje já crio as minhas próprias receitas!

Vamos à primeira série de dicas, sobre medidas! :D

O mais importante é ter xícaras e colheres de medidas-padrão: xícara com 240 mL e colher de sopa de 15 mL. As outras medidas são fracionadas a partir dessas. Esses utensílios são bem fáceis de achar, em lojas de utilidades domésticas ou para confeitaria você encontra e não costumam ser caros. É claro, existem modelos que custam acima de R$ 100,00, mas em geral, custam entre R$ 5,00 e R$ 10,00, é só fazer uma boa pesquisa ;)

 
Os meus medidores são iguais aos da foto!


Eu tenho também um copo medidor, facilmente encontrado em lojas de 1,99. Não uso muito ele para as medidas de xícaras, mas isso fica a critério de cada um. Pra mim, ele serve mais como medidor de volume de líquidos. O importante é, em uma receita, usar ou só o conjunto de xícaras medidoras, ou só o copo. Pessoalmente, acho as xícaras mais precisas para medir os secos, principalmente, mas há quem não troque o copo medidor por nada! Há também as jarrinhas de vidro, tenho certeza que tem uma no seu armário, no meu tem também! Já ouvi falar que eles são pouco precisos, o que, se for pra olhar picuinha, é verdade, pois são feitos de vidro, material que se dilata ou contrai bastante de acordo com a temperatura, o que diminuiria sua precisão. Mas como não estamos falando de medidas suuuuuuper exatas, não sei se isso é relevante ou não: novamente, fica a seu critério!

     


O modo correto de medir um ingrediente seco é colocá-lo aos poucos, com uma colher, no medidor desejado. Quando já tiver acima da borda do medidor, utilize as costas de uma faca ou seu dedo esticado para nivelar sua medida. É importante lembrar que não se deve pressionar o ingrediente para dentro do medidor.
Com os líquidos, é só encher o medidor até quase transbordar.
Para medir ingredientes muito viscosos, molhe o medidor antes, fica bem mais fácil!

Se cozinhar já é algo mais freqüente no seu dia-a-dia, eu recomendo fortemente que você compre uma balança culinária! As balanças podem ser encontradas também em lojas de utilidades domésticas, a minha foi comprada em uma loja na Liberdade, ganhei de presente da minha mãe :D
Minha sugestão é comprar uma balança digital que suporte pelo menos 5 kg, assim você poderá fazer massas em maior quantidade, como mais de uma receita de bolo, pães, massa de pizza...


Fiquem de olho para mais dicas e happy baking :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário