17 de outubro de 2012

Mutter Paneer

Olha, eu sempre gostei de comida indiana, mas nunca tinha experimentado fazer em casa! Aí, a oportunidade veio com um post do blog La Cucinetta, com essa receitinha tão, tão fácil e com ingredientes que eu tinha na geladeira de casa, então não pude negar hehehehe façam vocês também, é uma delícia e fica pronto em coisa de 10 minutinhos, melhor do que comida pronta, hein ;)

O Mutter (ervilha) Paneer (queijo indiano, aqui substituído pelo queijo coalho) é um curry típico do norte da Índia, com base de tomate. Para prepará-lo, você pode utilizar curry em pó industrializado, ou preparar o seu próprio garam masala (mistura de diversos condimentos de sabor forte), o que vai deixar o prato ainda mais especial! Fora que o fato de não ter curry em casa (meu caso :P) não vai ser uma desculpa parar não fazer o prato!



Ingredientes
- 250 g de queijo coalho em cubos;
- 1 xícara de ervilhas congeladas;
- 1 cebola cortada em cubos grandes;
- 3 tomates enlatados (ou frescos) bem amassados;
- 2 dentes de alho amassados;
- 2 colheres de chá de garam masala ou curry em pó;
- 1 colher de chá de gengibre ralado (se tiver mais em casa, use mais! eu só tinha um pouquinho :/);
- 250 mL de água;
- Sal a gosto;
- Óleo vegetal.

Preparo
1) Esquente uma frigideira antiaderente e adicione um fio de óleo, junto com os pedacinhos de queijo coalho. Mexa constantemente até que fique dourado;
2) Reserve o queijo e, na mesma frigideira, adicione mais um fio de óleo e refogue bem a cebola, o alho e o gengibre;
3) Quando estiverem macios, adicione o garam masala e misture bem por 1 minuto;
4) Acione os tomates e depois a água. Deixe apurar até que fique cremosinho (uns 5 minutos);
5) Acrescente a ervilha e o queijo, deixando cozinhar por mais uns minutinhos, de tampa fechada;
6) Sirva quente!

Dicas
- Você pode fazer seu garam masala com as especiarias fortes que quiser, eu usei pequenas quantidades de: cominho em pó, pimenta síria em pó, pimenta chilli em pó e canela em pó. Se tiver em casa, adicione cúrcuma também, para que o caldo fique bem amarelinho!
- De preferência, utilize o queijo coalho comprado em peça (encontrado em mercadões), ele é bem mais saboroso do que aquele vendido em espetinhos para churrasco!
- A ervilha congelada é muito prática e barata. É muito melhor do que a enlatada e é uma boa alternativa à ervilha fresca, que é mais cara e difícil de ser encontrada;
- Sirva puro ou com arroz :D


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário